- Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1995), doutorado em Zootecnia – McGill University, Canadá (2001) e pós-doutorado em bem-estar animal – Instituto ILVO, Bélgica (2011).
- Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Paraná, coordenadora do Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA/UFPR) e coordenadora do Laboratório de Zootecnia Celular (ZOOCEL/UFPR).
- Leciona as disciplinas de Etologia, de Bem-estar Animal e de Zootecnia Celular para os cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia.
- Orienta trabalhos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Bem-estar Animal e Zootecnia Celular no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR.
- É bolsista Produtividade em Pesquisa no CNPq, nível II.
- Tem experiência em ensino, diagnóstico e estratégias de melhoria do bem-estar de animais utilizados para produção, para companhia e em laboratórios.
- Mais recentemente vem se dedicando a pesquisa e ensino em Zootecnia Celular, envolvendo métodos alternativos ao uso de animais para produção de alimentos.
- É articuladora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Proteínas Alternativas, financiado pela Fundação Araucária, coordenadora de projeto FINEP no âmbito do edital Bioeconomia e presidente da Associação Brasileira de Agricultura Celular – Cell Ag Brazil.
Paulo Roberto Arruda – Epagri/Secretaria da Agricultura