- Iniciou sua carreira de pesquisador no Centro de Biotecnologia da UFRGS, Laboratório Cenbiot, como bolsista de iniciação científica CNPq de 1996-1999 e com bolsista do laboratório Cenbiot de 2000-2003.
- Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999).
- Trabalhou como farmacêutica no Laboratório de Transferência de Tecnologia do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS de 2000 a 2003.
- Em 2004 iniciou o doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), onde trabalhou com a quantificação de marcadores de Ca de pulmão por RT-PCR, com apoio Capes.
- Foi coordenadora de pesquisa clínica nos grupos de Pneumologia Pediátrica da PUCRS e Gastroenterologia do HCPA, atuando junto a grandes indústrias farmacêuticas com MSD, Pfizer, GSK e Altana. Fez pós-doutorado de 18 meses no Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional – CPBMF/INCT/ PUCRS, com apoio do CNPq, bolsa DTI-2, do projeto Otimização da tecnologia de fluorescência associada a reação em cadeia da polimerase (PCR em tempo real) para diagnóstico molecular da tuberculose paucibacilar.
- Em novembro de 2010 foi contratada pela empresa Quatro G P&D Ltda (TECNOPUC-RS) como pesquisadora no projeto de subvenção econômica, FINEP, entitulado: “Biofármacos transgênicos: produção de Glucocerebrosidade (GBA) em leite de caprinos no nordeste brasileiro (colaboração nordeste-sul)?, projeto este que resultou no nascimento da Primeira cabra clonada e transgênica da América Latina.
- Em 2013 tornou-se bolsista PNPD (Programa Nacional de pós-doutorado da Capes) no projeto Escalonamento da produção de Hormônio do Crescimento Humano recombinante em biorreator, que encerrou em outubro de 2014.
- Neste mesmo ano retornou para a empresa Quatro G P&D, como Diretora Técnica, para o desenvolvimento de um kit nacional de Anexina V, para detecção de apoptose pelo programa TECNOVARS, além da produção de todos os insumos para biotecnologia produzidos pela Quatro G.
- Atualmente atua na implantação e execução de dois projetos, envolvidos diretamente no combate a Covid-19, dos quais a Quatro G foi contemplada em 2020 e que constem no “Desenvolvimento de um kit nacional para extração de DNA e RNA por nanopartículas magnéticas – Edital EDITAL 07/2020 PROGRAMA FINEP/TECNOVA/RS 2ª EDIÇÃO” e na “Produção de insumos nacionais para o kit de diagnóstico molecular do SARS-CoV-2 e seu registro como estratégia na redução da dependência da importação – Subvenção – 02/2020 – Soluções Inovadoras para o combate ao COVID-19”.
Vivian Feddern – Embrapa Clima Temperado