- Formada em Ciências Biológicas, Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES (2012).
- Mestre em Biotecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES (2015) e Doutora em Biotecnologia pela mesma instituição, na área de Biotecnologia Agroalimentar (2019).
- Possui experiência na área de Docência, ministrando cursos e palestras e na área de Biotecnologia. Atuou em diversos temas, como: Genética, Bioquímica, Biologia Molecular, Proteômica, Biofísica Molecular Computacional, Biologia Estrutural, Fisiologia Vegetal e principalmente com respostas de plantas a estresses bióticos, como a infestação de ácaros fitófagos em plantas de arroz.
- Ultimamente está trabalhando como professora e como CEO na Syntalgae, uma empresa de base tecnológica focada em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação cuja missão é disponibilizar a rica biodiversidade de microalgas para substituir produtos convencionalmente sintetizados a base de petróleo, em produtos naturais renováveis e desenvolver produtos inovadores para as indústrias de alimentos, química, de cosméticos e farmacêutica.
- Em 2020 foi agraciada com o prêmio Nova Dimensão e uma Menção Honrosa do Prêmio CAPES Tese na área de Biotecnologia – pelo trabalho intitulado: Desvendando os mecanismos de tolerância de plantas de arroz à infestação do ácaro Schizotetranychus oryzae (ACARI:TETRANYCHIDAE).
Silvia Souza de Oliveira – INPI