Quem Somos

A Associação da Rede de Biotecnologia da Região Sul (SulBiotec) é uma pessoa jurídica de direito privado, de caráter associativo e sem fins lucrativos, a qual congrega universidades, institutos de pesquisa, empresas e pessoas físicas da região do sul do Brasil atuantes na área de Biotecnologia. Seu objetivo é propiciar um ambiente fértil para a colaboração entre estes, com foco em produtos, processos e serviços biotecnológicos inovadores a partir do intercâmbio de conhecimento, impulsionando o fluxo de ativos biotecnológicos.

A Rede SulBiotec acredita que a sinergia entre o setor empresarial e as instituições de ciência e tecnologia seja a chave para que o país desenvolva maior representatividade em produção tecnológica no nível global, além de diminuir as necessidades de importação de equipamentos e insumos próprios às atividades do setor.

Objetivos da Rede

Promover a competitividade do setor de Biotecnologia, em atendimento às demandas do Setor e em harmonia com o desenvolvimento econômico, social e ambiental;

Incentivar e promover a aproximação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com o setor produtivo;

Potencializar ações que visam o aprimoramento do empreendedorismo em Biotecnologia;

Promover e incentivar estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, otimização da eficácia da infraestrutura técnica, tecnológica, produtiva e de suporte relativos às atividades da SulBiotec;

Promover a formação e qualificação de recursos humanos para atuação nas diversas áreas da Biotecnologia;

Incentivar e promover processos de integração tecnológica e/ou de transferência de tecnologia entre empresas do setor, centros de pesquisa e desenvolvimento, entidades nacionais e/ou internacionais, intercâmbios, estágios e outros.

Conselho de Administração Rede SulBiotec

Vinicius Farias Campos
Presidente
Henriques
João Antonio Pegas Henriques
Vice-Presidente
Mario Steindel
Diretor Executivo
João Carlos Deschamps
Vice-Diretor Executivo

Formação da Rede

A Rede SulBiotec criada em 2018, surgiu a partir de uma demanda e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), em 2014. Sua criação é uma das principais ações da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015”, do MCTI.

Diferentemente das outras redes de pesquisas estruturadas com o apoio do MCTIC nas regiões Norte (Rede BioNorte), Nordeste (Rede Renorbio) e Centro-Oeste (Rede Pró-Centro-Oeste), cujo objetivo era de consolidar e fortalecer o setor acadêmico da Biotecnologia com cursos de pós-graduação, a Rede SulBiotec parte de uma realidade em que a academia já está consolidada.

Entre os pioneiros desta iniciativa, estão programas de pós-graduação de excelência em Biotecnologia da região sul das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS, Pelotas (UFPel), Santa Catarina (UFSC), Paraná (UFPR) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Posteriormente passaram a integrar a Rede SulBiotec as seguintes universidades: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Universidade Estatual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR),   Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), as quais possuem programas de pós-graduação e cursos de graduação em Biotecnologia.

Também integram a Rede Sul Biotec empresas e associados como pessoas físicas dos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nos últimos anos, a Biotecnologia ganhou destaque como uma das áreas prioritárias para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Um dos marcos deste período foi a criação da Coordenação de Biotecnologia junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 2008. Desde então, o número de cursos de pós-graduação aumentou significativamente em diferentes regiões do país.

Hoje, o Brasil possui excelência na formação de recursos humanos e boa infraestrutura laboratorial voltados para a Biotecnologia. Embora essa seja uma realidade promissora, há, ainda, a necessidade de se atravessar as fronteiras que separam o conhecimento tecnológico produzido nas universidades e centros de pesquisa do universo dos negócios. Nesse contexto, a Rede SulBiotec surge para criar essa ponte e proporcionar um ambiente adequado à impulsionar o empreendedorismo em biotecnologia com geração de empresas e o fortalecimento do mercado por meio da interação entre instituições de pesquisas e o setor empresarial.

Documentos

Estatuto
 

Regimento Interno
 

Acordo de Cooperação Técnica
 

Protocolo de Cooperação