- Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Avaliação, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos e Produtos Farmacêuticos.
- Atua também em inovação e empreendedorismo, desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas e startups foodtechs que resultaram na transferência de tecnologia e introdução no mercado de equipamentos para análises químicas e microbiológicas, ingredientes e novos alimentos e bebidas.
- Possui patente de inovação tecnológica internacional (Alemanha) com produto – Microwave-Induced Combustion Device, comercializado em diversos países e usado para elaboração de materiais de referência certificados por institutos de metrologia (NIST/EUA).
- Foi Coordenador do Curso de Farmácia da URI (Universidade Regional Integrada, Frederico Westphalen – RS, 2006-2008) e Chefe de Departamento do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos (2013-2014).
- Desde 2001 participa das atividades de desenvolvimento de materiais de referência junto a Farmacopeia Brasileira – FB/ANVISA, atuando como membro do Comitê Técnico-Temático de Substâncias Químicas de Referência (CTT-SQR) desde 2011.
- Também participou da elaboração do primeiro material de referência certificado (MRC) de fármacos do país junto ao Inmetro, nos anos de 2008 e 2009.
- Deputy Topic Leader do Expert Working Group/EWG-Q3C, Guidelines for Residual Solvents, indicado pela ANVISA no ICH (The International Conference on Harmonisation of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use, nos anos de 2018 e 2019).
- Publicou mais de 160 artigos em periódicos científicos, 19 capítulos de livros e apresentou 11 pedidos de depósitos de patentes nacionais e internacionais.
- Possui índice h = 36 e atua em desenvolvimento tecnológico junto a grupo de pesquisa (www.ufsm.br/3i).
- Ministrou diversas palestras em eventos nacionais e internacionais nos últimos 10 anos e participou da organização de mais de 15 eventos científicos.
- Membro do Comitê de Inovação do Food Tech Hub Brasil, iniciativa pioneira no Brasil que tem como objetivo conectar empresas, centros de pesquisa, universidades, fundos de venture capital, empreendedores e consumidores na cadeia de alimentos.
- Foi Diretor da Divisão de Alimentos e Bebidas (BEA, gestão 2018-2020) da Sociedade Brasileira de Química.
- Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Academia Nacional de Farmácia desde maio/2018, ocupando a Cadeira Nº 60 do Patrono Antônio de Barros Terra.
Irina Nastassja Riediger – IBMP